quinta-feira, 27 de novembro de 2014

CANTE EM PARIS----------- VIVA O CANTE ALENTEJANO ----VIVA O ALENTEJO . VIVA PORTUGAL.


http://vimeo.com/112975793#at=12

UNESCO - CANTE ALENTEJANI É PATRPMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE


UNESCO - Cante Alentejano é Património Imaterial da Humanidade

O Cante Alentejano é Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A decisão foi conhecida hoje em Paris no decorrer a 9.ª reunião do Comité Internacional da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (PCI).

Café Portugal | quinta-feira, 27 de Novembro de 2014

A decisão agora conhecida decorre do parecer positivo de uma comissão internacional da UNESCO que, no final de Outubro passado, aceitou a candidatura do Cante Alentejano. A mesma comissão garantiu, à data, que a candidatura portuguesa reunia todas as condições para ser inscrita na Lista Representativa do Património Imaterial.

O Cante é expressão de um povo que canta os trabalhos do campo, os bailaricos, as festas religiosas, os amores juvenis, no embalo de palavras tecidas por poetas populares.

A candidatura agora reconhecida como Património Cultural Imaterial da Humanidade, contou com a organização da Câmara de Serpa, Confraria do Cante Alentejano e Entidade de Turismo do Alentejo a candidatura do Cante e com os apoios da Casa do Alentejo e da Associação MODA - Associação do Cante Alentejano.

A Comissão de Honra da candidatura é presidida, entre outras personalidades, pelo presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, pelo presidente do conselho de administração da Fundação Calouste Gulbenkian, Rui Vilar, pelo presidente do Grupo Nabeiro/Delta Cafés Rui Nabeiro, por Tomé Pires, Presidente da Câmara Municipal de Serpa, e António Ceia da Silva, Presidente da Direcção da Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Recorde-se que a candidatura do Cante foi entregue à UNESCO em Março de 2013, depois de, em 2012, o Ministério dos Negócios Estrangeiros ter decidido adiar a sua apresentação, por considerar que o processo não reunia condições para ser aceite.

O Comité Internacional da UNESCO está reunido em Paris (França) até 28 de Novembro.

A Convenção da UNESCO para a salvaguarda do PCI entrou em vigor em 2006, foi assinada por 146 países, e ratificada por Portugal em 2008.

    

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

PROFISSÕES ANTIGAS ---------- ENGRACHADOR


PROFISSÕES ANTIGAS -------- SAPATEIRO


PROFISSÕES ANTIGAS --------- RETRATISTA


PROFISSÕES ANTIGAS -----------OLEIRO


PROFISSÕES ANTIGAS ------------- CAPINTEIRO


PROFISSÕES ANTIGAS----------ALBARDEIRO


CANTE ALENTEJANO EM CASCAIS

FAUNA E FLORA---------- BUFO REAL


UM ALENTEJANO NÃO CANTA SOZINHO E É ISSO QUE VÃO DIZER Á UNESCO


Os Cardadores ensaiam modas de Natal com as Papoilas do Corvo para as saídas de dezembro
Os Cardadores ensaiam modas de Natal com as Papoilas do Corvo para as saídas de dezembroFotografia © Gonçalo Villaverde/ Global Imagens
No dia em que começa a reunião em que se decide a classificação como Património Imaterial, a vida de quem canta por amor.
"Mas o que é que o miúdo está aqui a fazer?", chegaram a perguntar a Carlos Paraíba, mestre ensaiador do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, quando um rapaz de 13 anos começou a dar os primeiros passos no cante alentejano participando nos ensaios. O jovem chama-se Carlos Arruda, tem hoje 28 anos, licenciou-se em Gestão Bancária, trabalha na supervisão do Banco de Portugal e revelou-se aposta certeira.Vai ser ele o cantador que lançará a moda (a canção) que o grupo vai cantar na reunião da UNESCO, em Paris, na quarta-feira, dia em que se deverá decidir a classificação do cante alentejano como Património Imaterial da Humanidade.
Carlos Arruda, desde os 13 anos a cantar em Serpa, é ponto e vai a Paris mostrar o cante alentejano à UNESCO
Carlos Arruda, desde os 13 anos a cantar em Serpa, é ponto e vai a Paris mostrar o cante alentejano à UNESCOFotografia © Pedro Rocha/ Global Imagens
"Eu vi que cantava bem, que tinha uma voz bonita", conta Paraíba, primo por afinidade de Carlos Arruda, depois de o ouvir nas saídas entre amigos de que faziam parte o jovem Carlos Arruda e o seu pai. Um dia, no regresso, perguntou-lhe se queria cantar, ele disse que sim e nesse mesmo dia compraram as botas do traje do Coro da Casa do Povo de Serpa e começou a ir aos ensaios. "Tornou-se um cantor. Tem voz e ouvido para a música", afirma, em conversa com o DN. "Sou suspeito para dizer isto, mas ele é o melhor ponto de cante alentejano atualmente." Ou seja, aquele que dá o tom aos outros membros do grupo numa canção.
Um autocarro com 22 cantadores, responsáveis pela candidatura e o presidente da Câmara de Serpa, Tomé Pires, roda hoje pelas estradas de Espanha a caminho de França. Uma longa viagem para um máximo de 10 minutos de apresentação e dois minutos a cantar, ensaiados nas últimas semanas, a derradeira das quais no sábado.
Os Cardadores e as Papoilas do Corvo ensaiam sob a direção de Pedro Mestre
Os Cardadores e as Papoilas do Corvo ensaiam sob a direção de Pedro MestreFotografia © Gonçalo Villaverde/ Global Imagens
Leia mais na edição impressa e na versão e-paper do DN,

domingo, 23 de novembro de 2014

A FAUNA E A FLORA-


A FAUNA E A FLORA-


A FAUNA E A FLORA-


A FAUNA E A FLORA-



A FAUNA E A FLORA-



A FAUNA E A FLORA-


A FAUNA E A FLORA-


A FAUNA E A FLORA-


A FAUNA E A FLORA


...A FAUNA E A FLORA


...A FAUNA E A FLORA-AZEDAS


A FAUNA E A FLORA


sexta-feira, 21 de novembro de 2014

ARQUEOLOGIA NO ALENTEJO




NECRÓPOLE DO MONTE DO PARDIEIRO (CORTE 

MALHÃO - SÃO MARTINHO DAS AMOREIRAS - 

ODEMIRA)


Foto: panoramio.com (Augusto Palma)

ARQUEOLOGIA NO ALENTEJO




NECRÓPOLE DO MONTE DO PARDIEIRO (CORTE 

MALHÃO - SÃO MARTINHO DAS AMOREIRAS- ODEMIRA)

Foto: panoramio.com (Luís A. D. LIberal)

ARQUEOLOGIA NO ALENTEJO




RUÍNAS ROMANAS DE MIRÓBRIGA (SANTIAGO DO 

CACÉM)

Foto: visitalentejo.pt

ARQUEOLOGIA NO ALENTEJO





RUÍNAS ROMANAS DE TORRE DE PALMA (MONFORTE)

Foto: visitalentejo.pt

..ARQUEOLOGIA NO ALENTEJO





SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE SÃO CUCUFATE 

(VIDIGUEIRA)

Foto: visitalentejo.pt

CAMPO MAIOR



CAMPO MAIOR




CAMPO MAIOR


CAMPO MAIOR


A VILA DE CAMPO MAIOR



Detalhe da Rua dos Quartéis

Foto: panoramio.com (jlcabaço)