sexta-feira, 5 de setembro de 2014

R E F L E X Ã O A SINGULARIDADE DO CANTE ALENTEJANO ............ (JUN-2014) / POR JOSÉ COLAÇO

R E F L E X Ã O
A SINGULARIDADE DO CANTE ALENTEJANO ............ (JUN-2014) 
(Texto colectivo da Direcção da MODA - Associação do Cante Alentejano)
A palavra “Cante”, como alguém a definiu, contém em si as duas faces da mesma realidade: o (can)to da (te)rra, retratando essa ligação umbilical do trabalhador alentejano com a terra-mãe.
Efectivamente, e sobretudo ao longo do último século, desabrochou entre as gentes das vastas planícies do sul uma expressão vocal que se tornou marca identitária de uma cultura. O “cante alentejano” - um canto tradicional polifónico, vulgo “canto a vozes”- nasceu no afã dos trabalhos colectivos do campo e nas longas caminhadas de homens e mulheres entre as aldeias e os locais de monda ou da ceifa, onde era forçoso pontificar ao nascer do sol. 
São-lhe atribuídas distintas origens, entre as quais a árabe, o canto gregoriano ou outros cantos eclesiais. Alguns musicólogos vêem-no como uma apropriação, pelo povo, das diferentes formas de cantar a que ao longo do tempo foi tendo acesso, nomeadamente a religiosa, que terá vindo a moldar ao seu jeito e aos seus costumes, até ao que é hoje considerado como “cante”.
Na sua génese, podemos considerá-lo uma melopeia marcada pelo sofrimento: cantar em grupo era uma forma de aplacar as agruras de quem moirejava de sol a sol, auferindo nas suas jornas um salário insuficiente para sustentar a família, mas ainda assim suspirando por esse trabalho, predominantemente sazonal, que o ajudaria a resistir à penúria e, em casos extremos, à pobreza.
O povo, na frugalidade da sua existência, entrelaçou a poesia e o canto, criando composições expressas vocalmente numa polifonia inconfundível, pautada por algumas características essenciais que definem, genericamente, o modo de “cantar à alentejana”: o “ponto” lança a cantiga - geralmente uma quadra - como introdução (enriquecendo o trecho com a sua “ornamentação” melódica) e que o “alto” (numa terceira superior) retoma e expande tematicamente, em jeito de desafio, ao “coro” que o seguirá. E nesses breves minutos de sentido enlace grupal, é como se a alma de um povo estivesse toda ali, de forma avassaladora, em profunda unidade, nas vozes que espontaneamente se combinam, cumprindo um ritual quase sagrado.
Os temas são intemporais e comungam da universalidade das culturas populares: o amor, a saudade, o sonho, a desilusão, a morte, as agruras da vida, a natureza, personificada nas árvores, ribeiras, fontes, aves e flores. A estes temas podem acrescentar-se o rigor do tempo, a dureza do trabalho, a denúncia velada da injustiça social, o lamento pungente pelo abandono da terra natal em busca de melhor sorte… E, em tom mítico, um amor incondicional à terra-mãe visionada como entidade protectora, cúmplice e confidente: 
“Eu sou devedor à terra / A terra me está devendo / A terra paga-me em vida / Eu pago à terra em morrendo.” 
Por isso se compreende que a terra suscite nos alentejanos a força telúrica que parece emanar de algumas modas, expressa na irrupção solene do coro:
“Alentejo, Alentejo / Terra sagrada do pão / Eu hei-de ir ao Alentejo / Seja de Inverno ou de Verão”. 
Para os que tiveram de partir, o sofrimento sublima-se na saudade, vazando-se em arrastadas “nuances” melódicas eivadas de bucolismo: 
“Meu Alentejo querido / Cheio de sol e calor / És meu torrão preferido / Meu lindo Alentejo / És pr’a nós encantador”.
É este Cante que o povo alentejano considera como único e seu, um património vivo com que se identifica e que teima em continuar a cantar, a defender e a divulgar, apesar das dificuldades que atravessa, face ao desaparecimento do mundo rural onde foi gerado e que lhe serviu de berço e de escola, sobretudo até ao último quartel do séc. XX. Um Cante que corre perigos vários que urge prevenir, assegurando a sua continuidade face a um mundo globalizado e propício à uniformização cultural.
A mecanização dos campos, a guerra colonial e a emigração foram factores determinantes para a alteração do contexto campesino onde este cante tradicional “sui generis” da nossa cultura, transmitido por via oral de geração em geração, se desenvolveu na genuinidade das suas manifestações (umas majestosas e de carácter solene, outras alegres e conviviais). Era o cante espontâneo e informal, que despontava nas tabernas, feiras, largos e praças, mas também nas igrejas com os “Cantes ao Menino”, convivendo durante quase todo o séc. XX com outro tipo de Cante mais formal, apresentado por Grupos Corais e que tem perdurado até aos dias de hoje. 
É este Cante (belo e majestoso) que presentemente os alentejanos desejam ver reconhecido como património imaterial da Humanidade, atendendo ao seu valor musical intrínseco enquanto cante tradicional e veículo preferencial de expressão das suas emoções e sentimentos, para além de constituir marca indelével e inequívoca da sua identidade.
Em Novembro, uma decisão será tomada pela UNESCO, em Paris. Um desfecho positivo, como esperamos, dará um importante contributo para a continuidade do Cante, esse “tesouro” que vem sendo transmitido, ao longo dos tempos, em modas simples, poéticas e melodiosas entoadas pelo povo.
DIRECÇÃO DA MODA – Associação do Cante Alentejano (*)
(*) A MODA-ASSOCIAÇÃO DO CANTE ALENTEJANO é uma entidade que congrega muitos dos Grupos Corais do Alentejo e foi fundada no ano 2000, por iniciativa de diversos Grupos e amigos do “cante”. Os seus objectivos inscrevem-se no âmbito da salvaguarda, da promoção e da divulgação do cante alentejano.
A MODA é uma das entidades promotoras da Candidatura à inscrição do Cante Alentejano na lista do património cultural imaterial da Humanidade pela UNESCO.