Um espaço para revisitar as emoções vividas no Grupo do Facebook: Alentejo-Terra e Gente
quarta-feira, 31 de agosto de 2016
terça-feira, 30 de agosto de 2016
VINHO DE TALHA NO ALENTEJO
VINHO DE TALHA, UM VINHO SINGULAR
Em Portugal, o Alentejo tem sido o grande guardião dos vinhos de talha, tendo sabido preservar até aos dias de hoje este processo de vinificação desenvolvido pelos romanos. Ao longo dos tempos, a técnica de fazer vinho em talhas foi sendo passada de geração em geração, de forma quase imutável. Ainda assim, não existe apenas uma maneira de fazer vinho em talhas, variando ligeiramente consoante a tradição local.
Também o crescente interesse dos produtores alentejanos pelos vinhos de talha e a instalação destas vasilhas de barro em algumas modernas adegas, levou à introdução no processo de algumas técnicas e equipamentos que visam facilitar o trabalho sem adulterar a essência da vinificação em talha.
Seguindo os processos mais clássicos ou adotando alguma modernização, o vinho de talha mantém-se como um produto único, sublime representante da milenar cultura do vinho no Alentejo.
Não existe apenas uma forma de fazer o vinho de talha. A maneira mais clássica de elaboração do vinho de talha, tal como o ilustre agrónomo António Augusto de Aguiar deixou registado em 1876, não passa por prensa nem lagares fechados, servindo muitas vezes o próprio pavimento das adegas para a pisa e esmagamento da uva. As adegas, muitas vezes com arcos altos, têm janelas grandes por onde a uva é descarregada diretamente para o pavimento que é lajeado e esconso para o centro de forma a que o mosto siga, deslizando, para uma cisterna ou talha enterrada.
domingo, 28 de agosto de 2016
CINCO RAZÕES PARA COMER MAIS FIGOS
O figo é um fruto que, além de ser delicioso, traz poderosos benefícios para a sua saúde.
É rico em fibras. Pode ser uma boa ajuda para quem quer perder peso, desde que comidos com moderação, claro! Não tenha receio, pois os figos não engordam tanto como se pensa. Cem gramas de figos frescos têm à volta de 65 calorias, porque contêm uma elevada percentagem de água. O seu alto teor de fibras ajuda a controlar o colestrol, a glicose e irá contribuir para um programa de gestão eficaz do peso.
Reduz a pressão sanguínea. Os especialistas alertam que quem consome muita comida embalada, com alto teor de sódio, tem mais tendência a desenvolver hipertensão. Os figos, por seu lado, são ricos em potássio, um mineral reconhecido por ajudar a baixar e controlar a pressão sanguínea.
Reforça a densidade óssea. Não só são ricos em cálcio, promovendo a densidade óssea, como reduzem a perda de cálcio através da urina, impedindo a sua fuga do organismo.
Melhora a saúde cardíaca. Uma das virtudes da folha de figueira é ser capaz de diminuir os níveis de triglicéridos (acumulação de gordura no tecido adiposo) no organismo, melhorando a saúde do seu coração e reduzindo o risco de vir a desenvolver doença cardiovascular.
Ajuda a controlar a diabetes. Algumas culturas usam as folhas de figueira como forma de controlar a diabetes e garantem que o seu consumo reduz a necessidade de injecções de insulina.
RECEITA DE COELHO Á CAÇADOR DE LUIS DE PAULA CAMPOS
COELHO À CAÇADOR
Ingredientes:
• 1 coelho;
• 6 dentes de alho;
• 2 colher de chá de ervas de Provença;
• 2 colher de sobremesa de pimentão;
• 2 folhas de louro;
• 1/2 garrafa de vinho tinto;
• Alecrim q.b.;
• Tomilho q.b.;
• Azeite q.b.;
• Sal e pimenta q.b.;
• 2 colheres de sopa de banha de porco;
• 2 cebolas;
• 2 tomates;
• 1/2 pimento vermelho;
• Batatas cozidas para acompanhar;
• Caldo de carne q.b.;
• Azeite q.b.;
• Salsa picada q.b..
Confeção:
Prepare a marinada para o coelho, ralando 6 dentes de alho e juntando 2 colheres de chá de ervas da Provença, alecrim, tomilho e 2 folhas de louro. Tempere com pimenta e sal, adicione 2 colheres de sobremesa de pimentão e azeite, e misture tudo com as mãos.
Depois disso, esfregue cada pedaço do coelho com o tempero e regue tudo com meia garrafa de vinho tinto. Tape com película aderente e reserve no frigorífico durante pelo menos 2 horas.
Passado esse tempo, tire a carne do frio, e aqueça azeite no fundo de um tacho largo, dando-lhe a companhia de 2 colheres de sopa de banha de porco.
Pique 2 cebolas e leve a refogar. Pique, também, meio pimento vermelho e junte à cebola.
De seguida, antes de adicionar o coelho ao tacho, pele 2 tomates e corte-os em fatias, deixando-o fritar um pouco.
Junte, depois, o tomate, regue com a marinada e com caldo de carne, e cozinhe durante mais ou menos 45 minutos. Quando faltarem cerca de 15 minutos, coza as batatas para acompanhar.
Por último, deite um fio de azeite numa frigideira, corte fatias de pão e leve-as ao lume para que fritem ligeiramente.
No final, sirva este Coelho à Caçador com as batatas e o pão frito, regado-o, generosamente, com o molho.
quarta-feira, 24 de agosto de 2016
PONTE DA PORTAGEM SOBRE O RIO SEVER -- MARVÃO
PONTE QUINHENTISTA
«A Ponte em Granito da Portagem, que transpõe o Rio Sever, é um dos muitos "ex-libris" do concelho de Marvão e pode ser considerada como uma das mais perfeitas obras de engenharia viária conhecidas no Alentejo.»
quarta-feira, 10 de agosto de 2016
Subscrever:
Mensagens (Atom)