sábado, 24 de dezembro de 2011

É SÓ COMER E DORMIR!

É só comer e dormir
É só comer e dormir
É só comer e dormir
É só comer e dormir

I
Levanto-me ao nascer do sol
já tenho por costume
lavo a cara e faço lume
ponho-me a ouvir o rouxinol
se tenho pão duro ou mole
um bocado vou partir
depois do pão engolir
fumo uma cigarrada
e já não faço mais nada
é só comer e dormir

II
Preparo a minha caldeira
para o lado das 10 horas
e vá uma açorda agora
para livrar da calmeira
também tenho uma boa azinheira
que não me deixa mentir
é alta e má de subir
mas já lhe tapei as luzernas
ao meio dia estendo as pernas
é só comer e dormir

III
Vou ao porto do Sobral
dar agua ao meu gado
aí esforço-me mais um bocado
para o Zé da Rosa não ouvir
então tenho que cumprir
esta pequena viagem
mas desde que vim para a barragem
é só comer e dormir

IV
Se apanhasse boa comida
se ganhasse melhor ordenado
comia de vez em quando um ensopado
bebia uma garrafa de bebida
uma cama larga e comprida
para eu não cair
e para o corpo não sentir
de lã um bom colchão
mas desde que estou neste patrão
é só comer e dormir

Autor: José Pedro Pombinho