segunda-feira, 16 de junho de 2014

.A CIDADE DE BEJA




Estrela cadente
Em cada rua da minha cidade
Procuro palavras á muito perdidas,
Algumas que hoje já são saudade
Por entre a calçada de tanta vaidade,
E em cada esquina de uma nova vida

Em cada fonte que brota do chão
Procuro as frases de um novo poema,
Algumas eu encontro no meu coração
Outras, tenho escritas na palma da mão,
Quando faço rimas com as minhas penas

Em cada dia de vento e calor
Procuro entre o povo um novo conselho,
Sofro por ele cada tristeza e cada dor
Saboreio com ele cada beijo, cada amor,
Por vezes sou novo, as outras, sou velho

Em cada noite sigo os seus passos
Procuro o silêncio dos enamorados 
Deixo-me apertar entre os seus braços
Caiu uma estrela eu sigo-lhe os traços
Só peço desejos já conquistados

Em cada ruido da minha rua
Procuro um rosto amigo ou uma voz
Abro a janela deixo entrar a lua
De rosto pálido e alma nua
Junto as palavras que viviam sós

Em cada página tenho que vencer
Nelas encontro toda a liberdade
Muitas palavras ficam por dizer
Tantos poemas ficam por escrever
Em cada rua da minha cidade

Jorge Raposo Caraça
10-06-2014