quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

O PORCO DOS MONTADOS Á MESA


Nesta altura do ano, no Baixo Alentejo, ligado à tradição da matança do porco, com o sangue e com a cachola (o fígado) faz-se um prato muito apreciado: a Moleja.
Fica aqui a receita: 
Colocava-se no alguidar de barro 1/4 l de vinagre e alguns dentes de alho esmagado, e umas pedra de sal. Aparava-se o sangue do animal lá para dentro, mexendo sempre, com uma colher de pau (não se pode parar de mexer se não coalha).
Ao lume em cima duma trempe, colocava-se um tacho de cobre ou de arame como o da figura, com um pouco de água a amornecer. (a ideia é que a água fique sensivelmente à temperatura do sangue, que está quente do porco) e junta-se o sangue (sempre mexendo) e acrescentam-se mais alguns alhos pisados num almofariz, folhas de louro e cominhos, e vai cozendo, sempre com alguém sentado, mexendo e vigiando. 

Paralelamente, frita-se com banha (já digo porque se deve usar uma boa quantidade), o fígado do porco cortado aos quadrados pequenos, a que se costuma juntar também o coração e um pouco de bofe (pulmão), temperado com sal, folhas de louro, alhos, uma pinga de vinho branco, e os tais cominhos também.
Quando a carne estiver frita (fica com sabor a iscas), reserva-se, adicionando toda a gordura desta fritura à dita cuja Moleja que está ao lume, deixando cozinhar mais algum tempo em lume brando para que a moleja possa ainda absorver o gostinho da gordura da cachola.

Vai-se provando, a moleja deve ficar bem líquida e saborosa. 
É como o vinho, com atenção é possível sentir cada um dos sabores dos seus condimentos. Há pessoas que a fazem de modo extraordinário.

Serve-se bem quente, sobre sopas de pão alentejano(partido aos quadradinhos do mesmo tamanho da cachola que se fritou ) em pratos fundos ou tigelas, e juntam-se em cada prato alguns pedaços de cachola e de bofe, que se confundem com as sopas e só se distinguem na boca.
Há outras receitas. Há quem faça um refogado com salsa e cebola e junte.
Mas esta é a minha preferida, e quem a faz tem quase 90 anos, e muita saúde tenha para a continuar a fazer!