terça-feira, 13 de setembro de 2016

A VISITAR O PORTO PALAFÍTICO DA CARRASQUEIRA ----- ALCACER DO SAL




A visitar o Porto Palafítico da Carrasqueira


Há lugares que pararam no tempo. Que deixam um travo a nostalgia, como se nos tivéssemos esquecido de qualquer coisa lá atrás. Ou como se o passado nos puxasse a saia para que olhássemos para baixo. O Porto Palafífico da Carrasqueira é um desses locais.
porto palafitico carrasqueira
Localizado na freguesia da Comporta, no conselho de Alcácer do Sal, no litoral alentejano(mas distrito de Setúbal), este porto foi construído pelas mãos dos próprios pescadores na década de 1960. Aqui, começou por se apanhar amêijoas, ostras e outros mariscos e o número de pescadores na Carrasqueira foi aumentando, o que fez nascer a necessidade de acomodar muitas embarcações.
porto-palafitico-carrasqueira-3
porto-palafitico-carrasqueira-2
Como a margem do rio Sado é uma zona lodosa, os pescadores sentiram a necessidade de criar plataformas que lhes permitissem chegar aos barcos sem se sujarem e com maior facilidade. A solução foi a criação de um cais de madeira que, desde então, tem vindo a crescer num ziguezague de passadiço de madeira ao longo do Estuário do SADO.
porto-palafitico-carrasqueira
porto-palafitico-carrasqueira-4
porto-palafitico-carrasqueira-6
No início de Setembro estive no Porto Palafítico da Carrasqueira e tive oportunidade de falar com alguns dos pescadores. O Jorge contou-me um pouco acerca da história da sua vida e aproveitou também para falar das Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que decorria nessa semana. Organizada pela Comunidade Piscatória da Carrasqueira, este é um momento de agradecimento, de alegria e de orgulho. Durante estas festas decorre o Círio fluvial, em que as embarcações desfilam decoradas pelo Estuário do Sado, numa espécie de procissão fluvial. Existe também baile, jogos tradicionais e música ao vivo.

Se estiverem de passagem pela Carrasqueira, não deixem também de reparar nas cabanas feitas de colmo, emblemáticas desta região. Estas habitações eram construídas pelos pescadores e trabalhadores rurais, aos quais a Herdade da Comporta não permitia construir casas com materiais mais duradouros.
porto palafitico carrasqueira
porto-palafitico-carrasqueira-8