quinta-feira, 19 de julho de 2012

O medronheiro tem propriedades medicinais

O medronheiro tem propriedades medicinais:


- As folhas e casca deste arbusto podem chegar a conter até 36% de tanino, o que as torna muito adstringentes (que seca e constringe a pele e as mucosas ). Ingeridos em doses elevadas, os taninos podem impedir a absorção de alguns minerais, como o cálcio ou o ferro e de algumas vitaminas. Por isso, não se recomenda o uso prolongado de plantas ricas neste composto.

- Contém um tipo de glicósido fenólico, chamado arbutina, que lhe confere uma ação anti-séptica e antiinflamatória. Usa-se para combater infecções urinárias, cistites e como ajudante nos cálculos e consequentes cólicas renais.

- A antocianina (ou glicósido antocianínico ) atua igualmente como anti-séptica , antiinflamatória e protetora dos capilares.

Os frutos contêm vitamina C, niacina (mais conhecida por vitamina B3 ) e são uma das melhores fontes de Provitamina A, quando maduros .

O ácido málico contido nos frutos, é um tipo de ácido orgânico que aumenta a produção de saliva e limpa a cavidade bucal, produzindo sensação de frescura e diminuindo o número de bactérias causadoras de cáries e infecções na boca .

O único senão no consumo dos frutos, é que os medronhos podem chegar a conter 0.5% de álcool, pois o processo de fermentação pode iniciar-se na própria árvore.

(trouxe da net)