quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ALDEIA DOS CATA-VENTOS-ALCARIAS

Aldeia dos cata-ventos
Faz parte da freguesia de Conceição, concelho de Ourique. Por isso, e porque Alcarias há muitas, nomeiam-se sempre os dois lugares em conjunto: Alcarias e Conceição. Entre ambos corre uma estreita fita de alcatrão e ergue-se o moinho de vento de Francisco Colaço, que, associando este engenho ao moinho de água que tem em Ourique-Estação, mói a farinha com que faz o pão da sua padaria. Assim, a matéria-prima nunca falha: quando a água não corre, há-de soprar o vento, e vice-versa.
Não importa como se chega a Alcarias: sabe bem descobri-la a par de Messejana, depois de um passeio pela Barragem do Monte da Rocha ou, saindo de Castro Verde, fazendo paragens em Almeirim, Casével e Ourique-Estação. Mas o essencial é ir lá.
Trata-se de uma aldeia de excepção que vale todos os desvios: pela brancura mourisca do seu casario, pela forma como o povo achou por bem identificar os locais de interesse à atenção dos forasteiros, pelos versos espalhados pela terra em painéis de azulejos e, sobretudo, pela profusão dos cata-ventos, que são um verdadeiro ex-líbris da região em cada chaminé, o ferro forjado desenha um cavalo, um cavaleiro e uma espada, homenagem a D. Afonso Henriques ou aos cavaleiros da Ordem de Sant'Iago da Espada, que o ajudaram a conquistar o Campo de Ourique. A não perder